O que é o choque glicémico? Sintomas e o que (não) fazer?

Hiperglicemia (ou choque hiperglicémico) e hipoglicémia (ou choque hipoglicémico) são duas condições graves causadas por glicemia alta ou baixa. São mais frequentemente encontrados na diabetes tipo I, mas também podem ocorrer no tipo II. Como é que se manifestam e o que fazer se quiserem prestar primeiros socorros eficazes?

Choque hipoglicémico de baixo nível de açúcar no sangue

Quando os níveis de açúcar no sangue descem abaixo de um nível seguro, o nosso corpo deixa de funcionar correctamente e ocorre o chamado choque hipoglicémico. Esta condição pode ter basicamente três razões:

    • dosagens pobres de insulina,
    • uso descuidado de medicamentos orais para a diabetes
    • e uma dieta pobremente elaborada (comer em horários fixos, de preferência alimentos com um índice glicémico bastante mais baixo).

Sintomas de choque hipoglicémico

Inicialmente, esta condição manifesta-se subtilmente, mas se o nível de açúcar não for equilibrado no tempo, tudo pode levar ao coma e até à morte. E quais os sintomas a ter em conta?

    • sentir fome,
    • fraqueza,
    • dificuldade com a coordenação,
    • palidez,
    • suor,
    • problemas de fala,
    • dificuldade com a coordenação,
    • palidez,
    • sweating,
    • problemas de fala,
    • pensamento e memória
    • aumento do ritmo cardíaco,
    • alta tensão arterial,
    • malaise,
    • vómito,
    • alunas dilatadas,
    • ansiedade.

Uma pessoa com hipoglicemia pode assim à primeira vista assemelhar-se a um bêbado, mas não é este o caso. Se um diabético ignorar os sinais iniciais de problemas, tais como fome, fraqueza e suor, então ele ou ela pode muito rapidamente chegar ao ponto em que já não se pode ajudar a si próprio e por isso não pode passar sem a intervenção dos que o rodeiam.

O que fazer em choque glicémico de açúcar

Na primeira fase, deve comer alguns hidratos de carbono simples e após uma hora, medir novamente o seu açúcar no sangue. Por exemplo, o sumo ou mesmo um saco de açúcar ajudará. Chocolate ou produtos lácteos, por outro lado, não são adequados. A gordura contida nestes alimentos abranda significativamente a absorção de hidratos de carbono.

O mesmo pode ser feito se o diabético estiver consciente mas já não puder dar a si próprio a comida necessária. As medicinas que cada paciente deve levar sempre consigo também devem ajudar (neste caso, não tenham medo de revistar os seus pertences pessoais). Se, contudo, o diabético estiver na última fase de um ataque diabético e perder a consciência, então é sempre necessário colocar o paciente numa posição estável e pedir ajuda médica.

Choque hiperglicémico de sobrecarga de açúcar

Se, por outro lado, o diabético tiver um consumo excessivo de açúcar (o que acontece mais frequentemente, por exemplo, em festas familiares ou outros eventos especiais), então o consumo adicional de hidratos de carbono irá, naturalmente, causar mais danos. E como reconhecer o choque hiperglicémico?

Sintomas de choque hiperglicémico

Existem algumas manifestações típicas que devem ser tidas em conta. Estes incluem:

  • pele seca,
  • micção frequente,
  • consciência desordenada,
  • spiração de acetona (pode ser confundida com hálito a álcool),
  • desidratação,
  • vómito,
  • baixa pressão arterial,
  • e fraqueza geral muito grave.

As causas são semelhantes às do choque hipoglicémico. No entanto, a gestão desta condição pertence sempre às mãos de profissionais, por isso chamar os serviços de emergência.

post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.